sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Musa vintage


Esta é uma boneca Susi da Estrela, década de 60, que ganhei de um amigo amado que compartilha comigo o amor e o vício em antiguidades. Muito conservada, precisava de um banho e um trato nos cabelos! Apesar de ter algumas partes do corpo em cores diferentes e a perna solta, ela está em ótimo estado. Vocês estão olhando para uma moça em torno dos seus cinquenta e poucos anos! 

Sempre brinquei muito de boneca e o suplício maior era manter os cabelos sedosos e com brilho. Diziam que bastava não escovar, mas escovar era o que me prendia as bonecas. Uma vez usei um vidro de remédio de vitamina C, o cabelo ficou sedoso, melequento, bem fácil de pentear e com um cheiro maravilhoso! Eu adorava aquele cheirinho de remédio e passava muito tempo penteando e conversando com essa boneca.

Pesquisei em vários sites de colecionadores de boneca e restauradores, achei no blog da Ana Caldatto o truque definitivo para os cabelos emaranhados das bonecas. Testei na minha senhorinha, uma lavagem rápida e eficiente para tirar o frisado que deixou os cabelitos sintéticos sedosos, fáceis de pentear e com um brilho muito bonito.

Com esse ar antiguinho, maquiagem impecável, minha musa vintage, não merecia um ensaio fotográfico?

Aqui vou apenas ilustrar as fotos, um descritivo detalhado tem lá no blog da Ana, aproveita e aprende um pouco sobre a Susi, nesse link!


Que rosto sujinho!


A pessoa que cuidou dela antes era bem caprichosa, fez essa malha para segurar a perna solta realmente funciona e tem um acabamento perfeito, além de ter uma textura bem graciosa.



Eu usei xampu neutro para lavar os cabelos e o corpo da boneca.


Muito condicionador para ficar bonito na foto e deixar o cabelo bem macio!




Escovei para desembaraçar ainda com o condicionador e lavei na água da torneira. Tirei o excesso de água preparando para o banho de água quente. Hum...


Esse é o pulo do gato. Água quente, quase ao ponto de fervura, com o cuidado de molhar apenas os cabelos, dá maleabilidade aos fios, seguido de um banho frio de torneira.



O cabelo fica liso e brilhoso por causa do choque térmico e você pode modelar a franja ou cachos; com grampos, pedacinhos de canudo cortado, pode até secar com secador que o quente também modela. Tem gente que coloca silicone, silicone de carro, laquê, acho que vale a pena experimentar com cuidado.



A minha boneca deixei secando na rede, sem a perna, glamour zero, mas vocês podem comprovar pelo brilho do cabelo que funciona. Dá certo!




Nenhum comentário: